Como calcular o ar condicionado do seu quarto



O verão vem chegando e com ele o inevitável calor. Uma arma que podemos ter em nossos dormitórios é o tão famoso ar condicionado. Mas como calcular o ar condicionado do nosso quarto? Como escolher qual aparelho de ar condicionado vai resfriar o seu quarto devidamente? Como definir qual aparelho de ar comprar? Bom, para escolhermos de maneira correta temos que ter algum conhecimento para não nos equivocarmos e comprarmos um aparelho de ar condicionado que não atende e nem jogar dinheiro fora com um ar superdimensionado.

Como calcular o ar condicionado do seu quarto

Como calcular o ar condicionado do seu quarto?

Qual o modelo de ar condicionado escolher?

Para uso residencial os mais comuns são os modelos de janela e split. O Ar condicionado de Janela ou ACJ, é aquele caixotinho que você pendura na parede do quarto em que metade dele fica para fora e a outra metade para dentro do ambiente. Ele é muito interessante se sua casa já possui a abertura para a instalação. Caso não tenha, o recomendado é a compra do modelo split. Esse modelo possui duas partes que são interligadas por tubos de cobre, reduzindo assim o tamanho do buraco na parede e a necessidade de acabamento. As duas partes que compõe o Split são a Evaporadora e a Condensadora.

O que é potência do ar condicionado?

A unidade que define a capacidade do seu ar condicionado é o BTU, sigla de British Thermal Units, e equivale a cerca de 252 calorias ou 1055 joules. Os condicionadores de ar mais comuns são encontrados com 7.000 BTU, 9.000 BTU, 12.000 BTU e 18.000 BTU. Existem potências maiores e menores mas essas são as mais usuais.

Como calcular qual ar condicionado?

Para ambientes sem exposição a raios solares: Para cada metro quadrado do quarto, multiplique por 600 BTU. Ao final acrescente ao resultado 600 BTUs por pessoa a mais que frequentará o local (a partir de 1 pessoas). Ainda assim, some 600 BTU para cada eletronico no quarto. Para facilitar, segue um exemplo: Um quarto de casal com uma tv e com 12 metros quadrados.

600 x 12 (área do quarto)+ 600 (sua esposa/marido) + 600 (Televisão) = 8.400 BTUs.

Nesse exemplo um ar condicionado de 9.000 BTUs atenderia perfeitamente.

ar-condicionado-quarto

Para ambientes com exposição a raios solares: Como o sol esquenta (novidade) cada metro quadrado do ambiente deve ser multiplicado por 800 BTU.  Como exemplo, podemos usar um quarto que “pegue sol”, cuja dimensão seja 12 metros quadrados, e o número de pessoas que o frequentarão seja três.

(800 x 12) + 600 + 600 = 10.800 BTUs.

Um ar de 12.000 atende o proposto.

Lembre-se de dimensionar o ar condicionado sempre para cima. 7.100 BTU não pode ser atendido por um de 7.000, mas sim por um de 9.000.

Se você ainda tiver dúvidas, conheça a calculadora de BTU.

 

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments





Visit Us On FacebookCheck Our Feed